MARQUE NA SUA AGENDA! 15 A 17 DE SETEMBRO DE 2022 - EVENTO ONLINE


dias


horas


minutos

Convidados


Clique no nome do convidado e confira o minicurrículo:


Convidados Internacionais

Alexandre Garcia Tavares 
Alexandre Garcia Tavares
O Dr. Alexandre Tavares é Professor Assistente Clínico (Adjunto) no Departamento de Psiquiatra da Universidade McMaster no Canadá. O Dr. Alexandre dirigiu em 2013 We AdVANCE - A Documentary Film on Patient Safety, que é hoje um dos documentários mais vistos sobre segurança do paciente. O Dr. Alexandre pública seus vídeos e recursos educacionais no seu website: www.drtavares.ca

Medical Centre at the Boardwalk
Canada


Charles P. Friedman, PhD 
Charles P. Friedman, PhD
Charles Friedman é o Professor Josiah Macy Jr. de Educação Médica e Presidente do Departamento de Aprendizagem de Ciências da Saúde da Faculdade de Medicina da University of Michigan. Nos últimos anos, concentrou seus interesses e atividades acadêmicas no conceito de Sistemas de Saúde de Aprendizagem e na infraestrutura sociotécnica necessária para sustentá-los. Ele é editor-chefe da revista de acesso aberto Learning Health Systems e co-presidente do movimento para “Mobilizar Conhecimento Biomédico Computável”.

Ele recentemente recebeu um doutorado honorário pela Universidade de Lucerna, na Suíça, por suas contribuições para a ciência de Sistemas de Saúde de Aprendizagem.

Antes de vir para Michigan, Friedman ocupou cargos executivos no Escritório de Coordenador Nacional de TI em Saúde (ONC) no Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA. Imediatamente antes de seu trabalho no governo, o Dr. Friedman foi Vice-Chanceler Associado de Informática Biomédica e Diretor Fundador do Centro de Informática Biomédica da Universidade de Pittsburgh.

United States


Charles Vincent 
Charles Vincent
Professor de Psicologia, University of Oxford
Professor Emérito de Pesquisa de Segurança Clínica, Imperial College London

Charles Vincent treinou como psicólogo clínico e trabalhou no NHS britânico por vários anos.
Desde 1985, ele realiza pesquisas sobre as causas de danos aos pacientes, as consequências para pacientes e funcionários e métodos para melhorar a segurança dos cuidados de saúde. Ele estabeleceu a Unidade de Risco Clínico na University College em 1995, onde foi professor de psicologia antes de ir para o Departamento de Cirurgia e Câncer do Imperial College em 2002
Ele é o editor de Clinical Risk Management (BMJ Publications, 2ª edição, 2001), autor de Patient Safety (2ª edição de 2010) e autor de muitos artigos sobre erro médico, risco e segurança do paciente. Junto com Rene Amalberti ele publicou ‘Safer health: strategy for the real world’ Springer, Open Access (2016). De 1999 a 2003, ele foi Comissário da Comissão de Melhoria da Saúde do Reino Unido e prestou consultoria sobre segurança do paciente em muitos inquéritos e comitês, incluindo o recente Berwick Review. Em 2007, foi nomeado Diretor do Instituto Nacional de Centro de Pesquisa em Saúde para Segurança do Paciente e Qualidade de Serviço no Imperial College Healthcare Trust. Ele é membro da Academia de Ciências Sociais e foi recentemente renomeado como Investigador Sênior do Instituto Nacional de Pesquisa em Saúde.
Em 2014, ele assumiu um novo cargo como professor da Health Foundation no Departamento de Psicologia da University of Oxford, onde dá continuidade ao seu trabalho em segurança na saúde e liderou a Oxford Region NHS Patient Safety Collaborative e foi Diretor de Oxford Healthcare Improvement.

United Kingdom


Ezequiel Garcia Elorrio 
Ezequiel Garcia Elorrio
Director. Departamento de Calidad Seguridad del Paciente y Gestión Clínica/ Director Health Care Quality and Patient Safety. Instituto de Efectividad Clínica y Sanitaria/ Institute for Clinical Effectiveness and Health Policy - Buemos Aires – Argentina. Member of ISQua, and has been appointed president of the Society from 2023 to 2026.

Argentina


Helen Higham
United Kingdom


Helena de Rezende 
Helena de Rezende
Docente Sênior em Pesquisa em Enfermagem na Kingston University London / Inglaterra desde novembro de 2019. Responsável pelas disciplinas de pesquisa dos programas de mestrado da Escola de Enfermagem e pela organização da disciplina Cuidados de qualidade seguros e eficazes na enfermagem ministrada para estudantes do último ano da graduação em enfermagem e lidera a temática da segurança do paciente desta Universidade.

Bacharel em enfermagem pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP -1998) e trabalhou em diferentes contextos clínicos como enfermeira assistencial, de educação continuada e líder de equipes além de docente em cursos de graduação e pós-graduação no Brasil, Portugal e Inglaterra.

Mestre em Gestão de Serviços de Saúde pelo Instituto Universitário de Lisboa em Portugal (2010) e especialização em Unidade de Terapia Intensiva pela Faculdade Unyleia (2016). Doutora em ciências pela Universidade de São Paulo (2020) no programa Fundamentos e Práticas de Gestão em Enfermagem, área de concentração em Segurança e Qualidade do Paciente, pela Escola de Enfermagem da USP.

Helena está envolvida na pesquisa em gerenciamento em enfermagem e segurança do paciente com publicações e bolsas de pesquisas internacionais, além de participação ativa em grupos de pesquisa na temática localizados no Brasil, Inglaterra e Estados Unidos da América.

https://orcid.org/0000-0002-5689-1223

United Kingdom


Ioana Popescu 
Ioana Popescu
Director, Safety Strategies & Programs / Directrice Stratégies et programmes de sécurité

Canada


Jose Joaquin Mira 
Jose Joaquin Mira
Catedrático de la Universidad Miguel Hernández de Elche, con plaza asistencial vinculada en el Departamento de Salud de Alicante-Sant Joan. Director del Grupo de Investigación ATENEA (Fisabio). Líneas de investigación en calidad asistencial y seguridad del paciente. España

Spain
Kieran Walshe
United Kingdom
Marie Pascale Pomey 
Marie Pascale Pomey
Marie-Pascale Pomey é médica de saúde pública, professora do Departamento de Gestão, Avaliação e Política de Saúde da Escola de Saúde Pública da University of Montreal e pesquisadora do Centro de Pesquisa do Centro Hospitalar Universitário de Montréal (CRCHUM) em a Encruzilhada da Inovação e da Avaliação em Saúde. Ela também é consultora médica do “Instituto Nacional de Excelência em Saúde e Serviços Sociais” (INESSS), onde é responsável pelo programa CoMPAS para melhorar os serviços de linha de frente e integrar pacientes e famílias em todo o trabalho do INESSS.Liderou o Mestrado Internacional, no programa de Gestão da Qualidade e Segurança do Cuidado, QUÉOPS-I, de 2005 até agora. Desde março de 2017, ela é chefe de pesquisa em “Avaliação de Tecnologia e Práticas Avançadas” no CHUM. Seu programa de pesquisa, centrado no Engajamento do Cidadão e do Paciente na Transformação Organizacional e do Sistema de Saúde, concentra-se em três áreas: (1) a contribuição de novas tecnologias de saúde eletrônica e móvel que mudam a relação entre profissionais de saúde e pacientes e a organizações de cuidado; (2) avaliar a contribuição do paciente e do envolvimento familiar em todos os níveis do sistema de saúde (política, organizacional e assistencial); E (3) o desenvolvimento de ferramentas para medir o comprometimento dos pacientes e suas famílias em todos os níveis do sistema de saúde.

Canada
Odet Sarabia González 
Odet Sarabia González
Doctor by training, obtained a cum laude master‘s degree in Health Systems Management by the National Autonomous University of Mexico (UNAM). Technical Secretary and Advisor to the Undersecretary of Innovation and Quality of the Ministry of Health gave life to the first Patient Safety initiatives in Mexico Deputy General Director of Quality in Health of the Ministry of Health provide a regulatory framework for Patient Safety in Mexico through the publication, of the Essential Actions in Patient Safety Currently, Dr. Sarabia is Vice President of the Mexican Society of Quality in Health Care and Quality Chief at Petroleos Mexicanos. Academic of the ISQua’s (International Society of Quality in Health care) Academy of Quality and Safety in Health Care (IAQS).She has been a speaker on more than a hundred occasions at national and international events on topics of Quality and Patient Safety. She has been teaching the subject of Quality and Safety in Health Care at UNAM since 2011, and she has also been a distance teacher at the International University of La Rioja (Spain).

Mexico
Paulo Sousa 
Paulo Sousa
Doutor em Saúde Pública – Universidade Nova de Lisboa / Portugal. Coordenador do Mestrado em Saúde Pública e coordenador adjunto do Curso de Especialização em Saúde Pública – ENSP-NOVA/Lisboa. Coordenador do Curso Internacional em Qualidade em Saúde e Segurança do Doente (em parceria com a ENSP Sérgio Arouca da Fiocruz, Rio de Janeiro) Coordenador do Centro colaborador da OMS - WHO Collaborative Centre for Education, Research and Evaluation of Safety and Quality in Healthcare.

Portugal
Pedro Delgado
United States
Sofia Guerra Paiva 
Sofia Guerra Paiva
Sofia é bolsista de Doutorado na National School of Public Health, NOVA University of Lisbon. Ela também é membro do Centro Colaborador da OMS para Educação, Pesquisa e Avaliação de Segurança e Qualidade em Saúde da mesma instituição. A nível internacional, Sofia é a Coordenadora da escola de treinamento The European Researchers’ Network trabalhando em Segundas Vítimas e desenvolvendo várias atividades, como Webinars para jovens investigadores de países europeus, podcasts e formação em fenómeno de Segunda Vítima

Escola Nacional de Saúde Pública , Universidade Nova de Lisboa
Portugal



Convidados Nacionais

Alexia Regina Mandolesi Costa
Aline Albuquerque 
Aline Albuquerque
Pesquisadora Visitante do Programa de Empatia da Universidade de Oxford. Pós-Doutorado na Universidade de Essex. Professora da Pós-Graduação em Bioética da Universidade de Brasília. Diretora do Instituto Brasileiro de Direito do Paciente.
Ana Paula Antunes 
Ana Paula Antunes
Gestora do Serviço de Farmácia do HFSE Mestre em Gestão e Administração da Assistência Farmacêutica - UFF Presidente Regional Sbrafh RJ Especialista em Farmácia Hospitalar- UFF
Antônio Carlos Endrigo 
Antônio Carlos Endrigo
Médico há 37 anos, especialista em Cirurgia Geral. Trabalhou em planos de Saúde, hospitais e na ANS como Gerente Geral da. Atualmente é diretor de TI da APM presidente da Comissão Organizadora do Global Summit of Telemedicine, presidente da Comissão de Saúde Digital da AMB e investidor em startups
Beatriz Faria Leão 
Beatriz Faria Leão
Médica, Doutora em Medicina UNIFESP, Pós-Doc em Informática em Saúde na Universidade Erasmus, Rotterdam, Holanda. Possui experiência acadêmica, de governo e da área privada. Desde 2014, atua no Hospital Sírio-Libanês em projetos da Diretoria de Compromisso Social.
Bruno Lombaerde Varella Presto 
Bruno Lombaerde Varella Presto
Fisioterapeuta Especialista em UTI Coordenador tecnico da equipe de fisioterapia physiocareBR (CSSJ)
Carmen Migueles 
Carmen Migueles
Doutora em Sociologia das organizações. Professora pesquisadora da FGV EBAPE. Autora de vários livros e artigos acadêmicos.
Carmen Silvia Gabriel 
Carmen Silvia Gabriel
Enfermeira,Professora Associada 3 junto ao Departamento de Enfermagem Geral e Especializada da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo. Pesquisadora na temática de gestão e gerenciamento em serviços de saúde e enfermagem, com ênfase na gestão da qualidade e segurança do paciente.
Claudia Tartaglia Reis 
Claudia Tartaglia Reis
Doutorado em Saúde Pública/ENSP-Fiocruz Mestrado em Epidemiologia/ENSP-Fiocruz Pós-doutorado em Políticas, Gestão e Administração de Saúde Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa. Atualmente é pesquisadora colaboradora da ENSP-Fiocruz e PROQUALIS (ICICT-Fiocruz).
Cristiane de Paula Rezende 
Cristiane de Paula Rezende
Farmacêutica, doutora em Medicamentos e Assistência Farmacêutica pela UFMG. Membro do Conselho Científico do Instituto para Práticas Seguras no Uso de Medicamentos (ISMP Brasil). Pesquisadora colaboradora do Centro de Estudos em Atenção Farmacêutica (CEAF) da Faculdade de Farmácia da UFMG.
Daniela Campos de Andrade Lourenção 
Daniela Campos de Andrade Lourenção
Doutorado e Pós-Doutorado na Universidade de São Paulo – USP. Pesquisadora bolsista em Segurança do Paciente e do Trabalhador em Saúde do Programa Nacional de Pós-Doutoramento da CAPES no Programa de Pós-graduação em Gerenciamento em Enfermagem e em Saúde da Universidade de São Paulo – USP
Diógenes de O. Silva 
Diógenes de O. Silva
Anestesiologista, MBA em Administração Hospitalar e Negócios em Saúde, CEO da Anestech Innovation Rising, a melhor plataforma de gestão de dados em anestesiologia da América Latina. Atua com inovação translacional em saúde, inteligência aumentada em anestesiologia e é mentor no Programa Lighthouse.
Edenise Maria Santos da Silva Batalha 
Edenise Maria Santos da Silva Batalha
Enfermeira. Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Gerenciamento em Enfermagem da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo. Doutorado Sanduíche na Escola Superior de Enfermagem do Porto-Portugal. Professora do Departamento de Ciências da Vida da Universidade do Estado da Bahia.
Elenara Oliveira Ribas 
Elenara Oliveira Ribas
Médica intensivista com MBA em gestão em Saúde, Yellow belt em VBHC, Especialista em melhoria pelo Institute for Healthcare Improvement (IHI) e parte do grupo de experts do ISQua. Atualmente Gerente Nacional de Qualidade da rede Américas Serviços Médicos
Fabio Serpa 
Fabio Serpa
Graduado em Sistemas de Informação e Especialista em Tecnologia em Saúde. Atuou em grandes companhias focadas em Informática Clínica. Atualmente é Diretor de Operações da Pulsati Tecnolgia, uma healthtec especialista em Consultoria, Suporte e Desenvolvimento de Sistemas de Saúde.
Fernanda Fuscaldi 
Fernanda Fuscaldi
Fernanda Fuscaldi, Enfermeira, Especialista em: Clínica Médica e Cirúrgica, Gestão da Qualidade em Saúde. MBA Executivo em Gestão de Serviços de Saúde; Green Belt em Lean Six Sigma. Gerente de Qualidade na OS CEJAM, promovendo ações de qualidade, certificações e projeto de humanização institucional
Francis Solange Vieira Tourinho 
Francis Solange Vieira Tourinho
Professora Associada III da Universidade Federal de Santa Catarina Pesquisadora em Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora- DT-2/CNPq GT de Populações (In)visibilizadas e Diversidades da Associação Brasileira de Educação Médica - ABEM GT Equidade e Diversidade da SOBRASP
Gilsa Pacheco Monteiro 
Gilsa Pacheco Monteiro
Engenheira Química, possui Mestrado e Doutorado em Eng. Nuclear pela COPPE/UFRJ. Em 2018, atuou como pesquisadora visitante na Australian National University. Com mais de 18 anos de experiência na Indústria de Óleo e Gás, é atualmente consultora no segmento de Gestão de Riscos da DNV.
Helaine Carneiro Capucho 
Helaine Carneiro Capucho
Gerente de Farmacovigilância da Anvisa e Professora da Universidade de Brasília. Farmacêutica, é Doutora pela USP Ribeirão Preto e tem mais 15 anos de atuação na área de farmacovigilância e segurança do paciente.
Heleno Costa Junior
Hugo Daniel Barone dos Santos
Isabela Castro
Leonardo Kister 
Leonardo Kister
Farmacêutico Hospitalar da UFBA, Chefe do Setor de Farmácia – HUPES/UFBA. Mestre/UFRGS, Especialista/UFBA, Especialista Internacional em Qualidade em Saúde e Segurança do Paciente - ENSP/FIOCRUZ, Doutorando - UFBA, Presidente da SBRAFH (2022-2023).
Leonardo Regis Leira Pereira 
Leonardo Regis Leira Pereira
Bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq. Professor Associado da FCFRP-USP. Atua na Linha de Pesquisa de Assistência Farmacêutica e Farmácia Clínica & Terapêutica.
Lucas Santos Zambon 
Lucas Santos Zambon
Médico formado pela USP; Especialista em Clínica Médica pelo HC-FMUSP; Doutor em Ciências Médicas pela FMUSP; MBA de Gestão em Saúde pela USP; Especialista em Melhoria pelo IHI; Diretor Científico do IBSP; Professor Titular do Centro Acadêmico São Camilo; Membro do Conselho Científico da SOBRASP
Luis Antonio dos Santos Diego 
Luis Antonio dos Santos Diego
Professor Associado da Faculdade de Medicina da Universidade Federal Fluminense Diretor 2º Secretário da Sobrasp Diretor de Defesa Profissional da SBA
Luís Cláudio Lemos Correia 
Luís Cláudio Lemos Correia
Professor Adjunto da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. Mestrado em Saúde Pública, Universidade de Johns Hopkins, Doutorado em Medicina e Saúde, UFBA, Livre-docente em Cardiologia.
Magda Machado de Miranda Costa 
Magda Machado de Miranda Costa
Gerente da Gerência de Vigilância e Monitoramento em Serviços de Saúde (GVIMS/GGTES), Terceira Diretoria da Agência Nacional de Vigilância Sanitária - Anvisa, Mestre em Gestão da Qualidade em serviços de saúde e Especialista em Regulação e Vigilância Sanitária
Maiana Regina Gomes de Sousa 
Maiana Regina Gomes de Sousa
Enfermeira. Doutora pela Universidade Federal de Goiás, na área temática de Segurança do Paciente, com realização de doutorado sanduíche na University of Montreal/Canadá. Gerente de Qualidade e Segurança no Hospital 9 de Julho. Coordenou a REBRAENSP - Polo Goiás (Gestão 2018-2020).
Maiara Anschau Floriani 
Maiara Anschau Floriani
Bióloga, Certificada Yellow Belt em VBHC pelo The Decision Institute Center Europe, Membro do Working group ICHOM COVID e Doutoranda em Patologia pela UFCSPA. Atua na condução de projetos de valor, construção de linhas de cuidado e gestão de KPIs, coordenando o Escritório de Valor da Santa Casa.
Marcia Amaral Dal Sasso 
Marcia Amaral Dal Sasso
Doutoranda do PPG de Ciências da Saúde da UnB. Mestre em Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde pela UFRN. Especialista em Qualidade em Saúde e Segurança do Paciente pela Universidade de Nova Lisboa, em Terapia Intensiva pela UFMG e em Gestão da Saúde Pública pela UFF. Enfermeira pela UFJF.
Maria de Lourdes de Oliveira Moura 
Maria de Lourdes de Oliveira Moura
Médica Infectologista, mestre em Saúde Pública. Coordenadora de Segurança do Paciente e Gestão de Risco, Comitê Estadual de Segurança do Paciente e Subcomitê de Parto Seguro SES-RJ. Assessora Proqualis/ICICT/FIOCRUZ. Membro CT de Segurança do Paciente CREMERJ, COVISS e CT de Farmacovigilância ANVISA
Maria Dolores Santos da Purificação Nogueira 
Maria Dolores Santos da Purificação Nogueira
Formada em enfermagem pela Universidade de Brasília. Mestre em Saúde Coletiva pela Escola Nacional de Saúde Pública. Especialista em regulação e vigilância sanitária da Agência Nacional de Vigilancia Sanitária- Anvisa, atuando na área de segurança do paciente e prevenção e controle de IRAS.
Marise Reis de Freitas 
Marise Reis de Freitas
Médica infectologista, docente do mestrado Qualisaúde, Profa Associada do Departamento de Infectologia da UFRN.
Michele Feitoza Silva 
Michele Feitoza Silva
Farmacêutica, Mestre em Ciências Farmacêuticas e Doutora com ênfase em VIGILANCIA SANITARIA. Pesquisadora Fiocruz. Atuou no INCQS por 14 anos e desde 2020 está vinculada ao Aggeu Magalhaes, Fiocruz Pernambuco no Departam de Saúde Coletiva. ATUAÇÃO: segurança do paciente, regulação e vigilância sanitária
Nilsa Mara de Arruda Yamanaka 
Nilsa Mara de Arruda Yamanaka
Gestora Qualidade e Segurança Paciente ICESP. Enfermeira. Mestre Educação, Arte e História Cultura; MBA Gestão e Tecnologia da Qualidade e CCIH; Administração Hospitalar e Sistema de Saúde. Criou primeiro curso pós-graduação Auditoria em Enfermagem no Brasil. Membro GT Empreendedorismo e Inovação COREN-SP.
Renata Puzzo Bortoleto 
Renata Puzzo Bortoleto
Médica Infectologista, MBA Gestão em Saúde, Co-fundadora da Medlink Tecnologia, Consultora Associada da Patient Centricity Consulting, Gerente Executiva Hospitalar do Hospital Estadual de Sapopemba
Ricardo Kuchenbecker 
Ricardo Kuchenbecker
Gerente de Risco do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, professor de epidemiologia da Faculdade de Medicina e do Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Bolsista em Produtividade em Pesquisa do CNPq
Rosane Aparecida de Sousa 
Rosane Aparecida de Sousa
Pós-doutorado em Serviço Social pela Escola Nacional de Saúde pública na Universidade Nova de Lisboa/Portugal, Doutora em Serviço Social pela UNESP/Franca, graduação em Serviço Social. Lider do grupo de estudos e pesquisas ProLiSaBr - PROmoção em comunicação, educação e LIteracia para a SAúde no Brasil.
Salvador Gullo Neto 
Salvador Gullo Neto
Medico Cirurgião geral e do aparelho digestivo Mestre e Doutor em Ciências da Saúde MBA em gestão de serviços de saúde Professor da Escola de Medicina da PUCRS Fundador e CEO da plataforma SAFETY4ME
Sergio Gelbvaks 
Sergio Gelbvaks
Médico anestesiologista, educador e empreendedor na saúde, é sócio fundador da Nautilus Medtech, uma healthtech de ensino a distância, com foco no desenvolvimento de habilidades cognitivas e sociocomportamentais para um melhor trabalho em equipe nos sistemas de saúde. Formação em educação médica baseada em Simulação Realística pela Stanford University e pelo MSR de Israel.
Simara Espírito Santo de Jesus 
Simara Espírito Santo de Jesus
Simara de Jesus é Enfermeira, especialista em Gestão da Qualidade e Excelência Operacional. Coordenadora de Qualidade da S.O.S.VIDA, empresa de Home Care com acreditação pela JCI. Já atuou como avaliadora pelo IQG- Health Services Accreditation e também tem experiência com a metodologia da ONA.
Thatianny Tanferri de Brito Paranaguá 
Thatianny Tanferri de Brito Paranaguá
Enfermeira. Mestre e Doutora em Enfermagem pela UFG. Especialista em Auditoria dos Serviços de Saúde pela PUC Goiás. Professora da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília. Membro da REBRAENSP Polo DF. Representante da REBRAENSP Nacional na COVISS. Sócia Fundadora da SOBRASP.
Tiago Chagas Dalcin
Victoria Tiyoko Moraes Sakamoto 
Victoria Tiyoko Moraes Sakamoto
Enfermeira, gerente de risco assistencial do Hospital Criança Conceição, do Grupo Hospitalar Conceição - RS. Mestre em Enfermagem com ênfase em segurança do paciente e tecnologias em saúde. Membro do GTT Educação em Segurança do Paciente da SOBRASP e membro da REBRAENSP núcleo Porto Alegre/RS.
Wilson Shcolnik
Zenewton André da Silva Gama

Fique atento às
datas principais


Comissões

Comissões Científica e Organizadora compostas por lideranças da área.

SAIBA MAIS

Trabalhos Científicos

Confira as regras para submissão de trabalhos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS